quinta-feira, outubro 15, 2009

Felicidade: como alcançá-la

Quando alguém escreve algum defeito nosso ficamos “cabisbaixos” pensando em melhorar ou até muitas vezes falando mal desta pessoa, mas nunca chegamos a dar um sorriso e a achar isto o “máximo” - se alguém passa por mim e diz que sou egoísta, com certeza vou me entristecer. Mas quando recebemos um elogio nosso nível de alegria vai ao máximo e porque não dizer quase explode de felicidade. Para entendermos esta sensação que faz parte de nossas vidas é necessário desvendarmos o que a forma.
Certo dia lendo um artigo encontrei uma frase que dizia: “Felicidade é como uma cenoura pendurada numa vara lá na frente. A busca da felicidade é a força que empurra cada um de nós adiante. No caminho, vamos construindo nossas vidas.” Ao pesquisar um pouco mais sobre felicidade descobri que a mesma é a soma de três coisas: prazer, engajamento e significado.
Prazer: é aquela sensação que temos quando ouvimos uma piada, conversamos com amigos, comemos chocolate. Um jeito fácil de reconhecer se alguém está tendo prazer é procurar em seu rosto por um sorriso e olhos brilhantes.
Engajamento: é aquela pessoa que se sente engajada, absorvida pelo que faz e gosta de fazer ativamente e com alegria. Um exemplo típico é participar de um grupo como o Ministério Kairós, mas com vontade e determinação, a isto denominamos engajamento.
Significado: este é o mais importante de todos, sabe por quê? Porque é o significado que faz com que tenhamos uma vida totalmente feliz. Com ele não precisamos de fortunas e estar rodeados sempre de amigos para sermos felizes. É a sensação de que nossa vida faz parte de algo maior e está dirigida por Deus. A pessoa que tem Deus como seu significado de existir, passa por lutas e dificuldades, mas mesmo assim não se deixa abater, pois sabe que Deus está sempre ao seu lado e com Ele somos mais que vencedores.
Pesquisas recentes demonstraram que pessoas que tem uma crença baseada no evangelho de Cristo Jesus, em média são mais felizes. Apresentam menos depressão, ansiedade e suicidam-se menos. A crença baseada na relação direta com Deus é garantia de que no final dos problemas existe sempre a recompensa.
Todavia mais e mais as pessoas colocam suas vidas no acúmulo de bens materiais. Cuidado: isso pode tornar “a vara que segura à cenoura cada vez mais comprida.” Por isso cuide-se do dinheiro, ele não trás felicidade. Em vez de só pensar em gastar e usufruir de bens materiais, pense em doar-se mais para Deus, participe ativamente de seu grupo ministerial e busque estar em contato direto com Deus. Pense que uma vida consagrada a Ele e sempre em seu querer é transformada em vida de alegria e paz.

Débora B. R. Ferreira